As mulheres têm feito parte da revolução das Tecnologias de Informação e Comunicação desde os seus primóridos.
Aqui poderás encontrar pequenas biografias sobre algumas destas pioneiras do passado e do presente.


Ada Lovelace

The Enchantress of Numbers

Miss Augusta Ada King, Condessa de Lovelace era a única filha legítima do poeta Lord Byron e Anne Isabella Milbanke, uma matemática conhecida como “princesa dos paralelogramos.” Em 1843, Ada Lovelace traduziu o livro de memórias de Luigi Menabrea sobre a máquina analítica de Charles Babbage. Nas suas notas de tradução, Ada descreve detalhadamente uma metodologia para utilizar a Máquina Analítica para calcular a sequência de números de Bernoulli, o que é hoje considerado como o primeiro algoritmo computacional. Ada Lovelace é considerada a primeira programadora, com direito a um dia comemorativo, e o seu nome é usado num prémio para mulheres em informática, e também como nome de uma linguagem de programação.

Lê mais sobre Ada Lovelace em findingada.com.
Ada Lovelace

Generic placeholder image

Grace Hopper

The Amazing Grace

Grace Murray Hopper (09 de dezembro de 1906 – 01 de janeiro de 1992) foi uma cientista americana e almirante da Marinha dos EUA. Uma pioneira na informática e ciências da computação, Grace inventou o primeiro compilador para uma linguagem de programação de computadores, e inspirou a criação da linguagem COBOL. A ela se deve também a popularização dos termos “bug” e “debug” para se referir a erros nos programas de computador e à sua resolução. Em 1947, quando os seus colaboradores encontraram uma traça dentro do computador que estava a impedir o seu funcionamento, Grace comentou que estavam a fazer “debugging”, e a expressão ficou.

Vê um documentário sobre Grace Hopper, The Queen of Code.

Manuela Veloso

Creator of RoboCup

Manuela Maria Veloso é uma cientista Portuguesa detentora da cátedra Herbert A. Simon em Ciência da Computação e Robótica da Universidade Carnegie Mellon. Ela é a Presidente eleita da AAAI (Associação para o Avanço da Inteligência Artificial), ex-presidente da Federação Internacional da RoboCup, e membro da AAAI, IEEE, e AAAS. Manuela Velosa é uma especialista internacional em inteligência artificial e robótica, que se dedica à criação de agentes autónomos, que combinam a cognição, percepção e ação para cumprir tarefas de planeamento, execução e aprendizagem.

Lê um artigo sobre Manuela Veloso na IEEE Spectrum.
Generic placeholder image


Sabe mais sobre estas e outras mulheres inspiradoras em The Ada Project