Oradores


Teresa Fragoso

Teresa Fragoso

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
Presidente

Teresa Fragoso é presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) desde agosto de 2016, cargo que exerceu, igualmente, entre 2011 e 2012.
Foi adjunta da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade entre 2015 e 2016, bem como do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros entre 2005 e 2008, tendo como responsabilidade o acompanhamento da área da igualdade de género, incluindo a vertente das relações internacionais e cooperação.
Foi Secretária Técnica do Secretariado Técnico para a Igualdade da CIG em 2010, gerindo os fundos do Eixo 7 – Igualdade de Género, no âmbito do POPH/QREN. Trabalhou como especialista em género e desenvolvimento com a UNWOMEN em Timor-Leste entre 2009 e 2010.
É mestre em “Gender and the Media” pela London School of Economics and Political Science (University of London).

Nancy Brito

Nancy Brito

Investor
Semeia Ventures

Comecei a minha vida profissional a ser programadora de Java e HTML, num dos maiores Bancos do Canadá a lançar Home Banking em 1995. Durante 1997 vim para Portugal e integrei na equipa da IP (Internet Service Provider) e vi a Internet a ser disseminada pelo país. Até 2000 estive a trabalhar em vários países a implementar serviços de dados no sector das telecomunicações. No início de 2000 comecei a montar negócios próprios, desde uma galeria de arte online (9arte.com), a 2020 Multimédia que durante alguns anos foi a agência digital que tinha mais prémios de publicidade internacionais e a Alice.pt que nasceu na web, teve sucesso imediato e que cresceu para o mercado móvel em parceria com a Yorn. Estes projetos mantiveram-me bastante ocupada e em 2008 decidi que iria vender tudo e mudar de vida. Ver mais

Voltei a estudar e voltei a ter um "chefe" na Associação Nacional das Farmácias. Estive 5 anos na ANF a montar o comércio eletrónico entre as Farmácias e a Indústria Farmacêutica. Durante este período também fui mãe e em 2013 despedi-me para voltar a montar empresas. Convidaram-me para ser partner na equipa da Planno (www.planno.pt) e comecei a fazer consultadoria a startups e a especializar-me em procurar financiamentos de várias fontes para crescer os negócios. Durante 2013 nasceu também a Semeia Ventures, um fundo de investimento de Business Angels para investir em empresas em fase pre-seed e seed. No meu tempo livre, dedico-me a promover o papel da mulher na sociedade em duas áreas, liderança e na tecnologia. Faço parte da direção da Women In Technology (www.women-intech.org) e da European Center for Women in Technology (www.ecwt.eu).

#Luso-Canadiana #Empreendedora #Criativa #Mãe #Sonhadora #CaixinhadeSurpresas #LicenciadaComputerScienceUniversityofToronto #ExecutiveMBAAESE/IESEUniversidadeNavarra

Susana Guedes

Susana Guedes

Estratégia Tecnológica de Grandes Empresas
Microsoft

Fã de pessoas e de tecnologia, Susana Guedes tem a ambição pessoal de dar um sólido contributo à transformação de negócios, sociedades e indivíduos através da tecnologia, assim como encorajar futuras gerações de mulheres e estudantes a envolverem-se no mundo das TI. Com um mestrado em engenharia informática da Universidade de Lisboa tem um sólido percurso profissional com mais de 10 anos na área de TI. Começou a sua carreira como administradora de sistemas e investigadora na universidade, enquanto ainda estudava. Após graduar, focou-se na investigação em projetos internacionais da European Science Foundation. Aceitou o seu primeiro emprego na área empresarial, numa startup de desenvolvimento de produto denominada Collab, onde contribuiu em todo o ciclo de desenvolvimento aplicacional.
Em Novembro de 2007 entrou na Microsoft para a área de marketing, depois serviços profissionais, e atualmente tem uma função de estratégia tecnológica na área de grandes empresas. Como desafio adicional, desde 2015 coordena a equipa de estratégia tecnológica empresarial da Microsoft.

Paulo Almeida

Paulo Almeida

Business Manager
Head of Tools & Innovation

Novabase Neotalent

Licenciado em Informática e Gestão de Empresas pelo ISCTE-IUL, iniciou o percurso profissional no suporte ao IT, web development, programação e R&D. Integrou a Novabase em 1999, onde começou por participar em projetos na área de business intelligence e analytics. No entanto as bases em tecnologia e gestão conduziram-no à área de negócio em que se encontra hoje – Novabase Neotalent – num trajeto que lhe permitiu descobrir que o seu propósito e motivação se encontram na ligação entre tecnologia, talento e negócio. Desde então aprende, desenvolve projetos e difunde conhecimento em áreas como talent acquisition, talent development, HR tech e business transformation.
É ainda cofundador e dinamizador do site Pelo Rim dedicado à doença renal. É fã de puzzles, Star Wars e de Lego.

Cátia Raminhos

Cátia Raminhos

Software Engineer
SISCOG, S.A.


Com uma licenciatura e um mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem interesse na análise e design de software, na área da interação pessoa-máquina e em projetos ligados a problemáticas atuais da sociedade. Com alguma experiência em desenvolvimento web, trabalha atualmente, como engenheira de software (na área da web) na SISCOG, S.A.
Cofundadora do projeto "Enforcing Kids", dedicado a crianças com autismo, que inclui uma plataforma de informação e uma aplicação móvel. Fez, também, parte do projeto "StopBully", um jogo sério para prevenir o bullying e promover a empatia.
Nos tempos livres, gosta de ouvir música, cantar, ler, desenhar, experimentar diferentes gastronomias e fazer caminhadas.

Susana Ferreira

Susana Ferreira

Competence Development Manager
Nokia

Olá! Sou a Susana. Engenheira Informática de formação, e após terminar a universidade comecei o meu percurso profissional como software developer na área de interfaces numa das software houses de referência em Portugal - A Nokia Siemens Networks. Trabalho na indústria das Telecomunicações há mais de 10 anos tendo passado por vários cargos relacionados com esta indústria, sendo que actualmente sou responsável pela Gestão e Desenvolvimento de Competências Técnicas na Nokia Portugal. Escolhi o curso de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências pois senti que poderia aliar as duas coisas que mais gosto: a criatividade com as possibilidades que a tecnologia nos dá nos dias de hoje!

Paula Abrantes

Paula Abrantes

Professora de Informática
Escola Secundária de Camões, Lisboa, e ANPRI

Licenciada em Engenharia Informática e de Computadores mas professora de informática por opção (paixão) há cerca de 25 anos, e associada da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI). A vontade e necessidade de melhorar o meu desempenho enquanto professora, levou-me a frequentar outras formações na área da educação, nomeadamente Mestrado em Educação na especialização TIC e Educação (2009) - Dissertação “Aprender com Robots” e Curso de Formação Avançada em TIC na Educação (2011) - parte curricular do Doutoramento em Educação.
Sou Formadora de professores na área das tecnologias e fui assistente convidada no Instituto de Educação entre 2009 e 2013, onde lecionei Didática de Informática e Iniciação à Prática Profissional, no Mestrado em Ensino de Informática.
O meu interesse é a utilização da tecnologia de forma inovadora com o objetivo de criar ambientes onde a aprendizagem aconteça de forma natural e ativa tendo sempre como pano de fundo a exigência associada ao processo de ensino e aprendizagem.


Ciências.ULisboa

José Manuel Rebordão

José Manuel Rebordão

Sub-director e Investigador
Faculdade de Ciências (ULisboa)

https://ciencias.ulisboa.pt/perfil/jmrebordao


José Manuel Nunes Vicente Rebordão (n. 1956), é Investigador Coordenador, Doutorado (1983) e Agregado em Física (1992). Exerce desde 2009 as funções de sub-director (pelouro da Investigação) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e é Presidente da Fundação da FCUL.
Exerce funções docentes no grupo de disciplinas de fotónica, imagem, óptica e lasers, é coordenador do Laboratório de Óptica, Lasers e Sistemas (LOLS) da FCUL, e é investigador do Centro de Astronomia e Ciências do Espaço (IA).
Realiza actividades de I&D e de orientação em instrumentação óptica para astronomia, navegação espacial de satélites e constelações, segurança, metrologia e sensores, sob contrato com empresas e organizações científicas internacionais (ESA, ESO, WEAG/EDA, NATO), indústria e FCT. Foi delegado nacional ao Comité de Política Industrial da ESA (2000-2009) tendo sido relator dos dois Livros Brancos relativos ao Espaço. Ver mais

É membro da Sociedade Portuguesa de Física (SPF), Optical Society of America (OSA), Society of Photo Optical Instrumentation Engineers (SPIE), Sociedade Portuguesa do Laser Médico (SPLM) e Sociedade Portuguesa de Metrologia.

Nuno Ferreira Neves

Nuno Ferreira Neves

Professor e Presidente do Departamento de Informática
DI . Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://www.di.fc.ul.pt/~nuno


Nuno Ferreira Neves é Professor Catedrático no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em ciência da computação na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA (1998), e fez a agregação em informática pela Universidade de Lisboa (2014). É Presidente de Departamento e membro da Comissão Executiva do Laboratório LASIGE. Lidera o grupo de investigação Navigators. Leciona em diversos cursos da Faculdade, nomeadamente no Mestrado em Segurança Informática. Faz investigação na área da segurança e confiabilidade em sistemas distribuídos, com aplicações que incluem as infraestruturas críticas, a computação em nuvem, e os ambientes com dispositivos móveis. É membro do Conselho Editorial da revista International Journal of Critical Computer-Based Systems. Tem sido investigador principal em vários projetos europeus e nacionais.

Pedro Veiga

Pedro Veiga

Professor Catedrático DI . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Coordenador Centro Nacional de Cibersegurança

http://di.ciencias.ulisboa.pt/~pmv


Licenciado e doutorado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Professor Catedrático no Departamento Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desde 1993. Fundou e foi Presidente do capítulo Português da Internet Society, de 2011 a 2016. É coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança desde 2016. Foi Presidente da FCCN, Gestor do domínio Internet de Portugal - o .PT, representante de Portugal no Government Advisory Commitee da ICANN e no Conselho de Administração da ENISA. Desempenhou funções como Gestor do Programa Operacional Sociedade da Informação, Membro da Equipa de Missão para a Sociedade da Informação (que preparou o Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal) e Pró-reitor da Universidade de Lisboa. Ver mais

Teve ainda funções como Membro do Board do International Institute on Software Technology da Universidade das Nações Unidas, Investigador do INESC e foi cientista visitante no EU Joint Research Centre (Ispra/Italy). Os interesses e actividades de I&D vão desde protocolos de redes de dados, segurança informática, cibersegurança, privacidade e governação da Internet.

Ana Cláudia Martins

Ana Cláudia Martins

Mestre em Química Farmacêutica e Terapêutica
Licenciada e aluna do Mestrado em Eng. Informática, 1º ano

Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Saber mais

Lília Nascimento

Lília Nascimento

Licenciada em Engenharia BioMédica
Aluna da Pós-Graduação em Informática

Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Saber mais

Patrícia Martins

Licenciada em Medicina Legal
Aluna do Mestrado em Informática, 1º ano

Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Organização


Ana Paula Cláudio

Ana Paula Cláudio

Professora Universitária de Computação Gráfica e Realidade Aumentada e Virtual
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://www.di.fc.ul.pt/~apc/

Ana Paula Cláudio é Professora Auxiliar no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ( FCUL ) e investigadora do Biosystems & Integrative Sciences Institute (BioISI). É licenciada em Matemática (ramo de Estatística, Investigação Operacional e Computação) pela FCUL e doutorada em Informática pela mesma Universidade. Os seus interesses principais de investiga​ção são: Computação Gráfica em geral, modelação 3D, Realidade Virtual e Aumentada, Herança Cultural Digital. Na sua actividade de ensino é responsável por disciplinas (graduação e pós-graduação) que cobrem estes assuntos.

Beatriz Carmo

Beatriz Carmo

Professora Universitária de Visualização, Ambientes Virtuais, Computação Gráfica e Programação
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://www.di.fc.ul.pt/~bc/

Beatriz Carmo é Professora Auxiliar no Departamento de Informática da FCUL e investigadora do laboratório BioISI. Licenciou-se em Matemática Aplicada, ramo de Estatística e Computação, pela Universidade de Lisboa e doutorou-se em Informática pela mesma Universidade. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas de Visualização, Realidade Aumentada, Ambientes Virtuais e Computação Gráfica. Foi coordenadora dos mestrados em Informática e Engenharia Informática, vice-presidente do Departamento de Informática e é membro da Comissão de Creditação da FCUL.

Catia Pesquita

Cátia Pesquita

Professora Universitária de Bioinformática e Sistemas de Informação
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://www.di.fc.ul.pt/~catiapesquita/

Cátia Pesquita é Professora Auxiliar do Departamento de Informática da FCUL, e Investigadora no laboratório de investigação LaSIGE. Tem um currículo multidisciplinar, com licenciatura em Biologia (2005), mestrado em Bioinformática (2008) e doutoramento em Informática (2012) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É autora de mais de 20 artigos científicos em revistas e conferências internacionais, que acumularam já mais de 1300 citações. É também co-autora de várias ferramentas computacionais para Bioinformática que são amplamente utilizadas pela comunidade científica e médica, e que já venceram competições internacionais. Ver mais

Em 2013, foi-lhe atribuído o prémio Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento/National Science Foundation para apoiar a sua colaboração com a University of Illinois at Chicago. Mantém também colaborações com Oxford University, Wright State University, e várias instituições e empresas Portuguesas incluindo o Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Francisco Gentil. O seu principal interesse de investigação é a transformação de dados, que todos os dias são gerados a uma taxa crescente, em conhecimento relevante. Para tal desenvolve investigação em várias áreas, incluindo web semântica, gestão de conhecimento, bioinformática, e prospecção de dados.

Dulce Domingos

Dulce Domingos

Professora Universitária de Redes de Computadores, Segurança Informática e Sistemas Operativos
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://di.ciencias.ulisboa.pt/~dulce

Dulce Domingos é Professora no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Investigadora na unidade de investigação Lasige. Licenciou-se em Informática na FCUL, realizou o mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico, e o doutoramento em Informática na FCUL. É coordenadora do mestrado de segurança informática e do projecto ParIS (partnership in Information Security) financiado pelo programa erasmus+.
Os seus interesses de investigação incluem segurança de informação, em particular sistemas e modelos de controlo de acesso, e processos de negócio, com mais ênfase nos processos de negócio dependentes da Internet das coisas.

Graça Gaspar

Graça Gaspar

Professora Universitária de Inteligência Artificial, Aprendizagem Automática e Web Semântica
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://di.ciencias.ulisboa.pt/~gg

Graça Gaspar é Professora Auxiliar no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Investigadora do Biosystems & Integrative Sciences Institute (BioISI). Realizou na FCUL a licenciatura em Matemática Aplicada, o mestrado em Informática e o doutoramento em Ciências da Computação.

Ibéria Medeiros

Ibéria Medeiros

Professora Universitária de Aplicações Distribuídas e Arquitectura de Sistemas Computacionais
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

https://ciencias.ulisboa.pt/perfil/ivmedeiros

Ibéria Medeiros é Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Informática da FCUL e investigadora do LaSIGE, sendo membro do grupo de investigação Navigators. Licenciou-se em Matemática e Informática pela Universidade dos Açores, realizou o mestrado e o doutoramento ambos em Informática na FCUL. É autora de várias ferramentas de segurança de software, para deteção de vulnerabilidades em software, e onde são utilizadas nas comunidades científica e industrial na consrução de software seguro. Participa como investigadora nos projetos europeus SEGRID (Security for smart Electricity GRIDs) e DiSIEM (Diversity-enhancements for Security Information and Event Management).
Em 2016, recebeu o prémio de melhor aluna de doutoramento do LaSIGE. Foi professora na Universidade dos Açores, onde leccionou diversas disciplinas de informática, desde programação, redes de computadores, adminsitração de sistemas e redes, sistemas distribuídos e segurança e gestão em redes. Os seus interesses científicos são segurança no software, análise estática de código, deteção de vulnerabilidades, aprendizagem máquina, nomeadamente mineração de dados e processamento de linguagem natural (NLP), e segurança.

Sara Silva

Sara Silva

Investigadora Principal em Inteligência Artificial
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://gplab.sourceforge.net/sara/

Sara Silva é Investigadora Principal na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Departamento de Informática (DI), integrada no centro de investigação Biosystems and Integrative Sciences Institute (BioISI), FCUL. É também investigadora convidada no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) desde 2008, e foi professora auxiliar convidada na Nova Information Management School (NOVA IMS) em 2013-16. Licenciou-se em Informática na FCUL (1996), iniciando o seu trabalho de investigação durante o estágio realizado no Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG), e publicando o seu primeiro artigo científico nesse mesmo ano. Terminou o mestrado em Informática na FCUL (1999) e o doutoramento em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra (2008). Já desenvolveu trabalho de investigação em diversos outros centros e departamentos, como o DEF/ISA (1999-2000), o ITQB (2000-03) e o INESC-ID (2009-14). Ver mais

A sua área de investigação é a Inteligência Artificial, com destaque para métodos de aprendizagem automática bio-inspirados, como as redes neuronais e os algoritmos evolutivos. Participou em projetos de investigação nacionais e internacionais em diferentes áreas, desde deteção remota e ciências florestais até epidemiologia e informática médica. Tem cerca de 60 publicações científicas, 10 das quais distinguidas com nomeações e prémios internacionais, e mais de 1500 citações. É membro do corpo editorial da revista Genetic Programming and Evolvable Machines, foi presidente de comités científicos de diferentes conferências e workshops internacionais, e editora-chefe da maior conferência mundial da área, Genetic and Evolutionary Computation Conference (GECCO) em 2015. Criou a primeira toolbox de Programação Genética para MATLAB (GPLAB) em 2003, que hoje conta com mais de 60k downloads.

Teresa Chambel

Teresa Chambel

Professora Universitária de Sistemas de Informação,
Multimédia e HCI

Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://di.ciencias.ulisboa.pt/~tc

Teresa Chambel é Professora Associada do Departamento de Informática (DI) da FCUL, e Investigadora no grupo Human-Computer Interaction and Multimedia (HCIM) no laboratório de investigação Lasige, FCUL. Licenciou-se em 1988 em Ciências da Computação na FCUL, realizou o estágio em Inteligência Artificial no LNEC, o mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico, e o doutoramento em Informática na FCUL. É docente do DI-FCUL desde 1987, foi membro do grupo de investigação Tecnologias de Interacção e Multimédia do INESC em 1992-97, e é membro fundadora do grupo HCIM do Lasige desde 1998. Foi sócia fundadora em 2000 da empresa OnTV, posteriormente integrada na divisão de Televisão Interactiva da Novabase, tendo participado no lançamento da TV interactiva em Portugal. Em 2007-09 foi coordenadora da Licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação da FCUL, tendo criado com outros Departamentos e Faculdades da UL os minors em Biologia, Estatística e Investigação Operacional, Tecnologias de Informação Geográfica, e Design Multimédia. É desde 2008 Coordenadora do Mestrado em Tecnologias e Metodologias em eLearning, e desde 2015 Coordenadora do Mestrado e da Pós Graduação em Informática. Ver mais

Os seus interesses de investigação incluem sistemas multimédia e hipermédia distribuídos, vídeo e hipervídeo, interacção humano-computador (HCI), criatividade, imersão, visualização, acessibilidade, mobilidade, cognição e emoções, TV interactiva e imersiva, eLearning, livros falados digitais e arte digital. Nestas áreas, tem ensinado, orientado mestrados e doutoramentos e trabalhado em projectos de investigação, tendo participado na organização, em comités científicos e como oradora e autora -cerca de 125 artigos ou capítulos- em conferências, workshops, revistas e livros, a nível nacional e internacional.

Alunas Voluntárias


Mafalda Osório

Ana Mafalda Osório

Aluna do Mestrado em Engenharia Informática, 1º ano
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Saber mais

Catarina Alves

Catarina Alves

Aluna do Mestrado em Engenharia Informática, 1º ano
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Saber mais

Daniela Costa Santos

Aluna da Licenciatura em Tecnologias de Informação, 3º ano
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Inês Fernandes

Aluna da Licenciatura em Tecnologias de Informação, 3º ano
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Inês Matos

Inês Teixeira de Matos

Aluna do Mestrado em Informática, 2º ano
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Saber mais

Isabela Mott

Isabela Mott

Aluna do Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional, 2º ano
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Saber mais

Joana Chiado

Joana Chiado

Aluna da Licenciatura em Engenharia Informática, 1º ano
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Saber mais

Joana Pinto

Joana Pinto

Aluna do Mestrado em Engenharia Informática, 2º ano
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Saber mais

Márcia Barros

Márcia Barros

Aluna do Doutoramento em Informática, 1º ano
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Saber mais

Silvia Martins

Sílvia Martins

Aluna do Mestrado em Engenharia Informática, 1º ano
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Saber mais

Telma Barragão

Aluna da Licenciatura em Tecnologias de Informação, 3º ano
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Apoio


Sandra Crespo

Sandra Crespo

Secretaria
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Saber mais

Margarida Silva

Secretaria
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

CADI

CADI

Comissão de Alunos do Departamento de Informática
Departamento de Informática . Faculdade de Ciências (ULisboa)

Saber mais