Em 2020, vão faltar 15000 profissionais de TIC em Portugal.
As TIC proporcionam um novo meio onde a tecnologia se alia à criatividade.
Pela participação das jovens mulheres na criação do futuro
Celebra-se em Abril de 2016 o “Girls in ICT Day”, uma iniciativa de União Internacional das Telecomunicações, com o objectivo de aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreiras na área das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC).
O Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa celebra este dia a 30 de Abril de 2016 com um evento recheado de actividades para as alunas do 3º ciclo do ensino básico e secundário.
Mesa "Porquê Aprender Tecnologias de Informação?"
Mesa "Ser Mulher em TIC: o papel das comunidades femininas"
Mesa "Dar o Salto da Faculdade para o Mundo Empresarial"
Mesa "Das Start-Ups às Grandes Empresas: Trabalhar e Liderar"
Mesa "Informática em Ciências"
Vamos oferecer 3 prémios a jovens (9º-secundário) inscritas e presentes no dia 30 de Abirl: 1 mês grátis de inscrição premium no Codeplace, uma plataforma online para aprender a programar através de aplicações reais.
Estas ofertas, patrocinadas pela Codeplace, serão anunciadas e entregues na Sessão de Encerramento do evento, no dia 30.
As inscrições são grátis, mas necessárias para garantir lugar disponível. Inscreva-se aqui.
O mais recente relatório sobre cibercompetências (e-skills) em Portugal prevê que em 2020 faltarão cerca de 15 000 profissionais qualificados na área das TIC [1]. Esta carência estende-se a nível mundial, e na Europa estima-se faltarem atualmente cerca de meio milhão de profissionais nesta área. As TIC constituem assim uma oportunidade para as jovens mulheres aplicarem a sua criatividade em novos modelos de trabalho e emprego. Estes modelos colocam desafios que estimulam as competências de aprendizagem e interação social, e atualmente, muitas empresas e organizações incentivam já a empregabilidade de mulheres em posições de topo, tendo vindo a demonstrar melhorias inclusivé no desempenho [2]. Apesar das muitas vantagens, e do uso crescente da tecnologia em todas as áreas,muitas raparigas nem consideram a possibilidade de uma carreira em TIC.
O Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (DIFCUL) conta com uma experiência de mais de 25 anos na formação de profissionais altamente qualificados na área das TIC e junta-se à comemoração internacional do “Girls in ICT Day”, organizando o evento "Girls in ICT @Ciências.ULisboa", destinado a promover uma reflexão sobre esta temática junto dos agentes educativos e das jovens de hoje, mulheres do futuro.
Professoras e Investigadoras do Departamento de Informática
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (DI/FCUL):
Ana Respício
Ana Paula Afonso
Cátia Pesquita
Dulce Domingos
Teresa Chambel
Apoio:
Anfiteatro da Fundação da FCUL
Edifício C1, piso 3
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Campo Grande, 1749-016 Lisboa
Carris: 207,701,717,731,735,736,738,747,750,755,764,767,768,778,796,798
Metro: Campo Grande (linhas amarela e verde), Cidade Universitária (linha amarela)
CP: Entrecampos
Rodoviárias: Barraqueiro Oeste, Mafrense, Ribatejana, Rodoviária Lisboa, Rodoviária Tejo
Tecnologia. Onde há emprego, mas quase não há candidatos Ana Pimentel Observador, 26.4.2015.
Precisamos de mais mulheres nas TIC Ana Luísa Respício, Ana Paula Afonso, Cátia Pesquita, Dulce Domingos, Teresa Chambel, Pedro Veiga Público, 23.4.2015. online | papel
Mulheres nas Tecnologias de Informação e Comunicação em Debate na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Local.pt Online, 23.4.2015.
Porque é que elas 'fogem' das TI? Cátia Mateus Expresso Emprego, 18.4.2015.
Esta é uma iniciativa promovida pelos docentes do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que visa promover as tecnologias de informação e comunicação junto das jovens mulheres.