A missão da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é expandir os limites do conhecimento científico e da tecnologia, transferir esse conhecimento para a sociedade e promover a educação dos seus estudantes através da prática da investigação.


Engenharia Informática

Licenciatura

A Licenciatura em Engenharia Informática corresponde aos enormes desafios de imaginação, criatividade e inovação tecnológica impostos pela sociedade e pelo mercado de emprego no espaço económico europeu.

A Licenciatura em Engenharia Informática do DI-FCUL adquiriu, a nível nacional, um grau de qualidade que permite considerá-la como uma das melhores do país no seu domínio. Este contexto extremamente positivo resulta de um processo de melhoria contínua com o objetivo de aproximar, de forma sistemática, o melhor e mais recente saber científico e técnico às solicitações das empresas mais qualificadas do mercado.

A Licenciatura em Engenharia Informática encontra-se articulada com o Mestrado em Engenharia Informática, constituindo um produto coerente de cinco anos de formação necessária ao desempenho da atividade profissional de engenheiro informático.

Saber mais
flyer-lei

Tecnologias de Informação

Licenciatura

O objetivo desta Licenciatura é formar profissionais com capacidade para liderarem nas organizações as transformações tecnológicas necessárias ao melhoramento do seu desempenho e procura de vantagens competitivas, perspetivarem e gerirem a informação das organizações por forma a aumentar o seu capital intelectual, anteciparem as evoluções tecnológicas, e contribuírem responsavelmente para a melhoria da qualidade de vida, do trabalho e da sociedade.

A Licenciatura fornece uma formação multidisciplinar através da realização de um grupo coerente de disciplinas (minor) numa área complementar, como a Gestão, a Estatística e Investigação Operacional, as Tecnologias de Informação Geográfica, o Design Multimédia, ou a Biologia, abrindo perspetivas para a formação avançada, sob a forma de 2ºs ciclos, em áreas multidisciplinares emergentes como sejam a BioInformática, a Ciências dos Dados, os Sistemas de Informação Geográfica, para além dos Mestrados em Informática, em Ensino de Informática, ou em Segurança Informática.

Saber mais

Engenharia Informática

Mestrado

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Engenharia Informática visa proporcionar o aprofundamento de conhecimentos na área especializada do software, promovendo o desenvolvimento de competências para o desempenho de funções profissionais especializadas capazes de satisfazer os padrões de qualidade e as melhores práticas adotadas internacionalmente. A formação em Engenharia Informática fornecida pelo Departamento de Informática da FCUL, englobando a sequência de formação constituída pela Licenciatura em Engenharia Informática (3 anos) e o mestrado em Engenharia Informática (2 anos), foi certificada e acreditada pela Ordem dos Engenheiros.

Saber mais

Informática

Mestrado

O Mestrado em Informática oferece uma especialização de cariz científico e tecnológico, na área da Informática, baseada num conjunto de disciplinas opcionais e na realização de uma dissertação. A sua estrutura simples e flexível permite ao aluno a construção de um plano de estudos personalizado através da escolha de disciplinas fundamentais e avançadas (10), oferecendo um leque de competências mais abrangente, ou mais especializado numa das sub-áreas científicas: Organização de Sistemas Computacionais,  Sistemas de Informação, Ciência e Tecnologia da Programação, e Metodologias da Computação. Não requer uma licenciatura de base em engenharia, aceitando também alunos provenientes de outras áreas. Tem por objetivo aprofundar e alargar aprendizagens anteriores, para quem vem de informática e tecnologias de informação, e eventualmente numa perspectiva complementar e multidisciplinar, para quem vem de outras áreas, fornecendo os conhecimentos para a construção e operação de soluções informáticas.

Saber mais | e conhecer algumas alunas vindas de Outras Áreas

Pós-Graduação

A Pós-Graduação em Informática oferece uma actualização e complementariedade de conhecimentos na área da tecnologia da informação e o seu plano de estudos consiste em disciplinas fundamentais e avançadas (10) oferecidas pelo Departmento de Informática. Tem como objetivo específico a actualização, aquisição e aprofundamento de conhecimentos em disciplinas relacionadas com a atividade profissional na área das tecnologias da informação. Como o mestrado, tem por objetivo aprofundar e alargar aprendizagens anteriores, para quem vem de informática e tecnologias de informação, e eventualmente numa perspectiva complementar e multidisciplinar, para quem vem de outras áreas, fornecendo os conhecimentos para a construção e operação de soluções informáticas. No entanto, a Pós-Graduação confere um diploma de curso (1 ano), mas não confere um grau.

Saber mais | e conhecer algumas alunas vindas de Outras Áreas

Segurança Informática

Mestrado

O MSI é um programa que visa dar continuidade à formação de profissionais na área da segurança informática, sucedendo ao anterior programa que decorreu ao abrigo do convénio celebrado entre o Governo Português e a Carnegie Mellon University. O programa confere o grau de mestre. O curso pretende dar formação a recém licenciados e profissionais na área da segurança da informação e suas aplicações (ex. ERP, ASP, e-comércio, e-finança), incluindo a segurança e a confiabilidade de infraestruturas críticas (ex. redes elétricas ou redes de telecomunicações). A necessidade de especialistas nas técnicas que combinem estas facetas é reconhecida tanto a nível governamental, como da União Europeia, como pelas empresas portuguesas, que revelam uma forte procura de profissionais com essas valências.

Saber mais

Bioinformática e Biologia Computacional

Mestrado

O curso de Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional tem como objetivo dar formação avançada nas áreas da Bioinformática e Biologia Computacional como complemento da formação de 1º Ciclo. O Mestrado destina-se a alunos do 1º Ciclo das áreas da Biologia, Bioquímica, Farmácia, Medicina, Veterinária, Agronomia, Ciências da Saúde e afins assim como aos alunos de 1º Ciclo na área da Informática, Tecnologias da Informação, Estatística, Matemática e afins que pretendam adquirir formação complementar nas áreas de interface entre as Ciências da Vida e das Tecnologias de Informação e Computação. Esta formação será multidisciplinar, procurando dotar os alunos de conhecimento avançado e especializado com aplicação nas áreas de investigação científica de ponta e em áreas de crescente empregabilidade para recursos humanos altamente qualificados e com formação diferenciada, como os setores Farmacêutico, da Saúde e Biotecnológico.

Saber mais

Data Science

Pós-Graduação

Este ciclo de estudos visa proporcionar formação complementar a alunos de 1.º ciclo nas áreas das Ciências e Engenharia, na área da Ciência de Dados, visando a aquisição de um elenco de competências, capacidades e conhecimentos essenciais, quer para a atividade de investigação científica nas áreas referidas quer para a aplicação da formação adquirida em nichos de crescente empregabilidade para profissionais qualificados em Ciências de Dados.

Saber mais

Informática

Doutoramento

O Doutoramento em Informática destina-se à obtenção do grau de Doutor para estudantes que demonstrem habilidades para investigação avançada nas várias áreas da ciência da computação e engenharia informática. O programa inclui uma componente curricular, prova de qualificação, participação em seminários doutorais e realização de tese.

Saber mais