As mulheres têm feito parte da revolução das Tecnologias de Informação e Comunicação desde os seus primóridos. Aqui poderás encontrar pequenas biografias sobre algumas destas pioneiras do passado e do presente.
NASA
Dorothy Vaughan, Katherine G. Johnson e Mary Jackson foram matemáticas da NASA durante os anos 60 durante a Corrida Espacial. Dorothy Vaughan foi coordenadora da divisão de Análise e Computação da NASA, onde se especializou no cálculo das trajectórias dos voos e na linguagem de programação FORTRAN. Desde cedo se apercebeu da importância das programação de computadores e ensinou as suas colegas a programar para se prepararem para o futuro.
Hidden Figures é um filme biográfico sobre a vida e o trabalho destas mulheres lançado em 2016.The Enchantress of Numbers
O primeiro programador de computadores: uma programadora!
Miss Augusta Ada King, Condessa de Lovelace era a única filha legítima do poeta Lord Byron e Anne Isabella Milbanke, uma matemática conhecida como “princesa dos paralelogramos.” Em 1843, Ada Lovelace traduziu o livro de memórias de Luigi Menabrea sobre a máquina analítica de Charles Babbage. Nas suas notas de tradução, Ada descreve detalhadamente uma metodologia para utilizar a Máquina Analítica para calcular a sequência de números de Bernoulli, o que é hoje considerado como o primeiro algoritmo computacional. Ada Lovelace é considerada a primeira programadora, com direito a um dia comemorativo, e o seu nome é usado num prémio para mulheres em informática, e também como nome de uma linguagem de programação.
Lê mais sobre Ada Lovelace em findingada.com.The Amazing Grace
Grace Murray Hopper (09 de dezembro de 1906 – 01 de janeiro de 1992) foi uma cientista americana e almirante da Marinha dos EUA. Uma pioneira na informática e ciências da computação, Grace inventou o primeiro compilador para uma linguagem de programação de computadores, e inspirou a criação da linguagem COBOL. A ela se deve também a popularização dos termos “bug” e “debug” para se referir a erros nos programas de computador e à sua resolução. Em 1947, quando os seus colaboradores encontraram uma traça dentro do computador que estava a impedir o seu funcionamento, Grace comentou que estavam a fazer “debugging”, e a expressão ficou.
Vê um documentário sobre Grace Hopper, The Queen of Code.Creator of RoboCup
Manuela Maria Veloso é uma cientista Portuguesa detentora da cátedra Herbert A. Simon em Ciência da Computação e Robótica da Universidade Carnegie Mellon. Ela é a Presidente eleita da AAAI (Associação para o Avanço da Inteligência Artificial), ex-presidente da Federação Internacional da RoboCup, e membro da AAAI, IEEE, e AAAS. Manuela Velosa é uma especialista internacional em inteligência artificial e robótica, que se dedica à criação de agentes autónomos, que combinam a cognição, percepção e ação para cumprir tarefas de planeamento, execução e aprendizagem.
Lê um artigo sobre Manuela Veloso na IEEE Spectrum.Saiba mais sobre estas e outras mulheres inspiradoras em The Ada Project