Painel


Carmo Palma

Carmo Palma

Membro da Comissão Executiva responsável pelos sectores do Governo, Transportes e Energia
Novabase

Carmo Palma, licenciada em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em 1993. É, desde 2009, membro da Comissão Executiva da Novabase com a responsabilidade pelo setor de Governo, Transportes e Energia. Entrou na empresa em 2004 como responsável pela área de Enterprise Resource Planning, depois de passar dez anos na Deloitte Consulting. Carmo Palma é ainda Comissária para a área do Governo e Organismos Comunitários da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

Elsa Mascarenhas

Elsa Mascarenhas

Consultora e empresária
EntrAjuda, IPSS (ONG)

Elsa Mascarenhas é empresária e consultora na área de TI e é responsável de conteúdos da Bolsa do Voluntariado na ENTRAJUDA - IPSS (ONG). Licenciou-se em Informática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1989 e realizou uma Pós-graduação em Gestão no ISCTE em 1996. Em 1998 realizou uma Pós-graduação em Sistemas de Informação na Universidade Católica Portuguesa (UCP) e em 2012 realizou o 1º curso de Marketing Digital na UCP. Iniciou a actividade na consultora Accenture (então Andersen Consulting) em 1989, como programadora e saiu em 1993 como Gestora do Projecto de Metodologia de desenvolvimento de SI. Durante este período, integrou vários projectos na área da Saúde e da Administração Pública. Foi assistente convidada do ISEGI UNOVA na cadeira de Análise de Sistemas e Bases de Dados. Nos últimos anos, tem-se dedicado a realizar pro bono projectos na IPSS, ENTRAJUDA onde orienta alunos universitários de mestrado na prática de projectos de TI em organizações do terceiro sector.

Elsa Mota

Professora
Escola Secundária Eça de Queirós

Elsa Mota é licenciada em Informática pela Universidade de Lisboa, Pós- Graduada em Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade Nova de Lisboa e em Administração Escolar pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Professora do Agupamento de escolas Eça de Queirós em Lisboa onde leciona e coordena o projeto de televisão EçaTV desde 2012. Iniciou o seu percurso como professora como assistente na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, ainda durante a licenciatura, depois foi sócia gerente de uma empresa de formação na área das TIC, mais tarde integrou a equipa do departamento de informática do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e, em 2005, entrou para os quadros da Escola Secundária Eça de Queirós.
Participa em vários projetos da Direção Geral da Educação: no ano lectivo 2012/2013 venceu o concurso conta-nos uma história com alunos do 3º ano de escolaridade, em 2013/2014 venceu o scratch day com alunos do 4º de escolaridade.

Esmeralda Pires

Esmeralda Pires

Coordenadora do Serviço Utilizador RCTS
FCCN-FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia)

Esmeralda Pires é licenciada em Informática com especialização em Sistemas de Informação e Pós- Graduação em Redes de Computadores pela Universidade de Lisboa. Integrada na equipa da unidade FCCN da FCT desempenha atualmente funções de coordenadora do serviço Utilizador RCTS desde 2011, onde estão incluídos os serviços eduroam (projeto responsável pela hierarquia nacional de autenticação de rede wireless no âmbito da rede académica) e o RCTSaai (infraestrutura de autenticação e autorização que tem como objetivo fornecer acesso a serviços aos utilizadores das instituições participantes de forma transparente, segura e simples). Iniciou o seu percurso na área de Sistemas de Informação, tendo realizado várias atividades de desenvolvimento em projetos internos da FCCN. Ver mais

Participou também em vários projetos na área dos serviços avançados dirigidos à comunidade de Ensino e Investigação, destacando-se o projeto Estúdios (objetivo de motivar e divulgar as tecnologias relacionadas com a videoconferência e a videodifusão através da montagem de um conjunto de Estúdios em instituições de ensino superior) e o Projeto Internet nas Escolas (projeto responsável por dotar os estabelecimentos do Ensino Básico e Secundário de acesso à internet).

Fernanda Ledesma

Fernanda Ledesma

Presidente da Direção e Diretora do Centro de Formação
ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática)

Fernanda Ledesma é Professora de Informática do ensino Básico e Secundário desde 1997, entre escolas na zona de Trás-os-montes (Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vila Flor) e também na Margem Sul do Tejo (Quinta do Conde, Barreiro e Setúbal), integra atualmente o quadro da Escola Secundária D. João II, em Setúbal. É Mestra em Gestão de Sistemas de Elearning pela Universidade Nova de Lisboa e coautora de manuais escolares da ASA Edições, Grupo Leya. Gosta de desenvolver projetos no âmbito das tecnologias em contexto educativo, quer nacionais e quer internacionais ( Projeto SETTIC ( Internet no 1º Ciclo de Ensino Básico), Projeto CbTic (Competências Básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação), “Espaço 39”, Acer-European Schoolnet Tablet Pilot, entre outros). Foi Professora Inovadora Microsoft no ano 2008, representando Portugal no Fórum dos Professores Inovadores Europeu, na Croácia. Ver mais

Tem vários artigos publicados em atas de conferências como"Challenges" da Universidade do Minho e "TicEDUCA" do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na revista Profforma e faz frequentemente comunicações em seminários no âmbito da atividade docente. Blogue sobre as TIC: perolastic.blogspot.pt

Margarida Calado

Margarida Calado

Staffing Consultant
Microsoft Portugal

Margarida Calado, formada em Psicologia Sistémica e com uma Pós-graduação em Gestão, tem desenvolvido a sua atividade em várias disciplinas de Recursos Humanos como o Recrutamento, Assessments e Desenvolvimento. Passou por empresas como a headhunter Boyden e a consultora de RH Jason Associates e está há cerca de 2 anos responsável pelo recrutamento da Microsoft em Portugal. A sua função abarca recrutamento interno e externo, recrutamento nas universidades e recrutamento da indústria. A sua missão é trazer potencial, diversidade e versatilidade para uma organização que só assim o é se tiver o talento certo. O seu motto: having fun while doing it!”

Susana Mata

Susana Mata

Managing Director
Accenture Portugal

Susana Mata é a responsável pelo Accenture Delivery Center de Lisboa. Licenciada em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, Susana Mata iniciou a sua carreira na Accenture, em 1991. Possui uma vasta experiência na gestão de projectos complexos de transformação em consultoria de gestão e tecnologias de informação, procurando ajudar as organizações a fazer face aos desafios relativos às áreas de Logística, CRM, Human Performance e Finance and Performance Management. Ao longo da sua carreira profissional tem liderado uma grande variedade de projectos para clientes de diversos sectores de actividade, especialmente da área das Telecomunicações, Consumo e Retalho, Utilities e Energia.

Oradores


Fernanda Oliveira

Fernanda Oliveira

Subdirectora e Professora
Faculdade de Ciências (ULisboa)

Maria Fernanda Oliveira (n. 1958) é professora auxiliar do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências. Fez o seu doutoramento em Probabilidades e Estatística na Universidade de Lisboa, em 1992. Ciência atuarial é a sua principal área de investigação mas tem também interesses na análise exploratória de dados e no ensino de estatística. Em 2008 foi consultora científica do Instituto Nacional de Estatística para o cálculo do índice de sustentabilidade da segurança social.Ver mais

Como especialista nas áreas das probabilidades e estatística, fez a revisão científica de vários manuais escolares do ensino básico e secundário. É consultora da Sociedade Portuguesa de Estatística, em matérias de ensino da estatística no ensino secundário. Publicou artigos científicos nas áreas de análise exploratória de dados e teoria de valores extremos. Desde outubro de 2012 que exerce o cargo de subdiretora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o pelouro da área académica.

Luis Correia

Luís Correia

Professor e Presidente do Departamento de Informática
Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://di.ciencias.ulisboa.pt/~lcorreia

Luís M.P. Correia nasceu em Lisboa em 1959. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1982, obteve o doutoramento em Informática pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), em 1995, e a agregação, também em Informática, pela Universidade de Lisboa (UL), em 2009. Foi docente na UNL de 1982 a 2003, onde foi co-fundador do grupo de investigação Computação Adaptativa e Agentes Autónomos (CA3). Desde 2003 é professor associado da UL. De 2004 a 2014 coordenou a unidade de investigação Laboratório de Modelação de Agentes (LabMAg) e atualmente coordena o grupo MAS do BioISI. Os seus interesses de investigação são vida artificial, robôs autónomos e auto-organização em sistemas multi-agentes. Ver mais

Vem participando em vários projectos internacionais, com liderança ou co-liderança da equipa local em quatro deles. Orientou seis doutoramentos e mais de vinte mestrados. Foi investigador convidado na EPFL e na Univ. de Zurique (Suíça) e na Univ. Federal Fluminense (Brasil) onde é colaborador do ADDLabs. Mantém uma colaboração frequente com o GIAA da Univ. Carlos III de Madrid (Espanha) e com a Univ. Técnica de Cracóvia (Polónia). É autor e co-autor de mais de uma centena de artigos científicos em revistas e conferências internacionais com revisão e participa em conselhos editoriais e, regularmente, em vários comités de programa de reuniões científicas internacionais.

Pedro Veiga

Pedro Veiga

Professor Catedrático do Departamento de Informática
Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://di.ciencias.ulisboa.pt/~pmv

Licenciado e doutorado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Professor Catedrático no Departamento Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desde 1993. Fundou e é Presidente do capítulo Português da Internet Society, desde 2011. Foi Presidente da FCCN, Gestor do domínio Internet de Portugal - o .PT, representante de Portugal no Government Advisory Commitee da ICANN e no Conselho de Administração da ENISA. Desempenhou funções como Gestor do Programa Operacional Sociedade da Informação, Membro da Equipa de Missão para a Sociedade da Informação (que preparou o Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal) e Pró-reitor da Universidade de Lisboa. Ver mais

Teve ainda funções como Membro do Board do International Institute on Software Technology da Universidade das Nações Unidas, Investigador do INESC e foi cientista visitante no EU Joint Research Centre (Ispra/Italy). Os interesses e actividades de I&D vão desde protocolos de redes de dados, segurança informática, cibersegurança, privacidade e governação da Internet.

Catia Pesquita

Cátia Pesquita

Professora Universitária de Bioinformática e Sistemas de Informação
Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://di.ciencias.ulisboa.pt/~catiapesquita

Cátia Pesquita é Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Informática da FCUL, e Investigadora no laboratório de investigação LaSIGE. Tem um currículo multidisciplinar, com licenciatura em Biologia (2005), mestrado em Bioinformática (2008) e doutoramento em Informática (2012) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É autora de mais de 20 artigos científicos em revistas e conferências internacionais, que acumularam já mais de 1300 citações. É também co-autora de várias ferramentas computacionais para Bioinformática que são amplamente utilizadas pela comunidade científica e médica, e que já venceram competições internacionais. Ver mais

Em 2013, foi-lhe atribuído o prémio Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento/National Science Foundation para apoiar a sua colaboração com a University of Illinois at Chicago. Mantém também colaborações com Oxford University, Wright State University, e várias instituições e empresas Portuguesas incluindo o Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Francisco Gentil. O seu principal interesse de investigação é a transformação de dados, que todos os dias são gerados a uma taxa crescente, em conhecimento relevante. Para tal desenvolve investigação em várias áreas, incluindo web semântica, gestão de conhecimento, bioinformática, e prospecção de dados.

Organização


Ana Respicio

Ana Respício

Professora Universitária de Programação, Computação, e Análise e Gestão de Risco em Segurança Informática
Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://di.ciencias.ulisboa.pt/~respicio

Ana Respício é Professora Auxiliar no DIFCUL e Investigadora Integrada do CMAFIO. É Vice-presidente do IFIP Working Group 8.3 in Decision Support Systems. Os seus interesses de investigação incidem sobre métodos e tecnologias para o Apoio à Decisão. Tem participado em vários projetos de I&D nacionais e internacionais e de cooperação com a Indústria. Participa atualmente no projeto ParIS, parceria estratégica Erasmus+ na área da Segurança da Informação, financiada pela Comunidade Europeia, e num projeto de investigação na área dos cuidados de saúde, financiado pelo governo brasileiro. É autora e co-autora de mais de meia centena de publicações científicas com processo de revisão e co-editou vários volumes de atas e revistas internacionais. Tem integrado a organização de várias conferências internacionais, como membro da Comissão de Direção, Presidente e membro da Comissão Científica. Pertence ao conselho editorial do IDT e do IJIDS. Ver mais

No âmbito da gestão universitária, tem desempenhado vários cargos na FCUL, dos quais se salientam a Coordenação do Mestrado em Engenharia Informática e do Mestrado Informática, a vice-presidência do DIFCUL, e a Coordenação Estratégica das Licenciaturas do DIFCUL. Licenciada e Doutorada em Estatística e Investigação Operacional pela FCUL, Ana Respício é também Mestre em Engenharia de Sistemas e Investigação Operacional, pelo IST/UTL.

Ana Paula Afonso

Ana Paula Afonso

Professora Universitária de Sistemas de Informação, Computação Móvel e HCI
Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://di.ciencias.ulisboa.pt/~apa

Ana Paula Afonso é Professora Auxiliar do Departamento de Informática (DI) da FCUL, e Investigadora na unidade de investigação LaSIGE, FCUL. Licenciou-se em Ciências da Computação (1988) e realizou o doutoramento em Informática (2004) na FCUL. É docente do DI-FCUL desde 1987 e é membro do LaSIGE e da equipa de investigação XLDB, desde 1998. Entre 1997 e 1998 foi investigadora na Unidade de Informática do ICAT (Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia) da FCUL e entre 1987 a 1988 Investigadora estagiária no LNEC, grupo de Inteligência Artificial. Ver mais

Os seus interesses de investigação incluem as áreas de computação móvel e ubíqua, gestão de dados móveis, sistemas de informação geográfica e temporal, visualização de informação e interação móvel. Nesta vertente participa ativamente em projetos de investigação e na orientação de alunos em dissertações de mestrado e de doutoramento. Na vertente de investigação aplicada, foi responsável em 2011 pela criação do Laboratório “Vodafone Apps Factory” como laboratório temático na área da computação móvel e ubíqua e colaborou em projetos com a NovaGeo. É autora de diversas publicaçõees científicas incluindo artigos em revistas e conferências internacionais e nacionais. Foi organizadora da primeira edição do Encontro Português de Computação Móvel e da primeira edição do Simpósio de Informática, INForum. Foi membro da comissão organizadora das conferências internacionais MobileHCI e IPIN. Pertence à Comissão de Programa de várias conferências internacionais e nacionais e é revisora científica de várias revistas e conferências internacionais.

Dulce Domingos

Dulce Domingos

Professora Universitária de Redes de Computadores, Segurança Informática e Sistemas Operativos
Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://di.ciencias.ulisboa.pt/~dulce

Dulce Domingos é Professora no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Investigadora na unidade de investigação Lasige. Licenciou-se em Informática na FCUL, realizou o mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico, e o doutoramento em Informática na FCUL. É coordenadora do mestrado de segurança informática e do projecto ParIS (partnership in Information Security) financiado pelo programa erasmus+.
Os seus interesses de investigação incluem segurança de informação, em particular sistemas e modelos de controlo de acesso, e processos de negócio, com mais ênfase nos processos de negócio dependentes da Internet das coisas.

Teresa Chambel

Teresa Chambel

Professora Universitária de Sistemas de Informação,
Multimédia e HCI

Faculdade de Ciências (ULisboa)

http://di.ciencias.ulisboa.pt/~tc

Teresa Chambel é Professora no Departamento de Informática (DI) da FCUL, e Investigadora no grupo Human-Computer Interaction and Multimedia (HCIM) no laboratório de investigação Lasige, FCUL. Licenciou-se em 1988 em Ciências da Computação na FCUL, realizou o estágio em Inteligência Artificial no LNEC, o mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico, e o doutoramento em Informática na FCUL. É docente do DI-FCUL desde 1987, foi membro do grupo de investigação Tecnologias de Interacção e Multimédia do INESC em 1992-97, e é membro fundadora do grupo HCIM do Lasige desde 1998. Foi sócia fundadora em 2000 da empresa OnTV, posteriormente integrada na divisão de Televisão Interactiva da Novabase, tendo participado no lançamento da TV interactiva em Portugal. Em 2007-09 foi coordenadora da Licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação da FCUL, tendo criado com outros Departamentos e Faculdades da UL os minors em Biologia, Estatística e Investigação Operacional, Tecnologias de Informação Geográfica, e Design Multimédia. É desde 2008 Cordenadora do Mestrado em Tecnologias e Metodologias em eLearning. Ver mais

Os seus interesses de investigação incluem sistemas multimédia e hipermédia distribuídos, vídeo e hipervídeo, interacção humano-computador (HCI), criatividade, imersão, visualização, acessibilidade, mobilidade, cognição e emoções, TV interactiva e imersiva, eLearning, livros falados digitais e arte digital. Nestas áreas, tem ensinado, orientado mestrados e doutoramentos e trabalhado em projectos de investigação, tendo participado na organização, em comités científicos e como oradora e autora -cerca de 125 artigos ou capítulos- em conferências, workshops, revistas e livros, a nível nacional e internacional.