Antigas Alunas


Sara Monteiro

Sara Monteiro

Licenciatura em Informática (2001-2006)
Mestrado em Eng. Informática (2006-2007)

Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: Sempre gostei de desafios, de me deparar com problemas e encontrar soluções, jogar xadrez sempre fez parte da minha vida e a matemática era uma das minhas disciplinas favoritas. Depois de ter concluído o secundário na área de ciências via-me a aprender várias coisas distintas e o difícil era escolher, acabei por selecionar a informática sem qualquer influência nem efeito de causa, simplesmente porque me suscitava interesse.
A minha experiência como profissional na área: tem sido muito gratificante. Tenho tido oportunidade de participar em projetos únicos, cujo retorno para a comunidade de Internet portuguesa é visível e de participar ativamente trocando experiências e conhecimentos com a comunidade de Internet global.
Acho que vale a pena escolher uma carreira em ICT porque: o mundo está atualmente tão informatizado que nem consigo imaginar o que o futuro nos trará, e fazer parte desse futuro contribuindo para o desenvolvimento tecnológico é um privilégio.
O meu conselho para quem vai começar é: aproveitar ao máximo, aprender com os outros e ser autodidata, errar, porque com o erros é que se aprende e acima de tudo ter gosto, divertimento, não desistir à primeira dificuldade nem ficar demasiado confiante com o sucesso.

Patricia Sousa

Patrícia Sousa

Licenciatura em Informática (2006-2009)
Mestrado em Eng. Informática (2009-2011)

Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: Queria concretizar as minhas ideias. Desde tenra idade tive a oportunidade de ter um computador em casa e isso motivou-me a perceber o seu funcionamento. Comecei a gostar de programar quando consegui alterar os jogos de forma a nunca perder ou acelerar o jogo nas partes mais chatas. Queria aprender mais e a fazer coisas mais interessantes, como por exemplo, dar vida a um robot, interagir com diferentes dispositivos móveis, ajudar pessoas a construir os seus próprios sites, ensinar informática a outras pessoas. Estas foram as razões para ter ingressado no curso.
A minha experiência como aluna na área: Interessante. Aprendi bastante e tive pena quando alguns projectos terminaram porque achava sempre que podia ter melhorado em alguma coisa. Senti que não havia uma distância entre aluno e professor de tal forma que não tinha problemas em esclarecer as minhas dúvidas por muito que fossem óbvias. Fiz grandes amizades e tive a oportunidade de ingressar no mundo da investigação (XLDB), não só pude aprender mais como também me deu uma melhor preparação para o emprego.
Os contributos de ter escolhido a área de ICT na minha profissão são: Fazer o que mais gosto. Encontro-me a programar em iOS, uma área que sempre desejei estar e onde me sinto motivada todos os dias. Tive a oportunidade de ingressar neste novo mundo há 3 anos e até hoje não me arrependo, apenas de o dia não durar mais que 24h. O curso deu-me as ferramentas certas para enfrentar os desafios diários e sendo uma área tão polivalente, as propostas de trabalho são muito frequentes e aliciantes.

Nádia Fernandes

Nádia Fernandes

Licenciatura em Engenharia Informática (2006-2009)
Mestrado em Eng. Informática (2009-2011)
Aluna de Doutoramento em Eng. Informática (2012-2014)

Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: Inicialmente não planeava seguir esta area, tentei um curso de biomédica mas não entrei por uma centésima. Nessa altura como sempre tinha gostado de informática e me interessava muito pela area decidi tentar informática, com a expectativa de tentar de novo biomédica no ano seguinte. Mas acabei por me apaixonar pelo que fazia e continuar pela informática.
A minha experiência como aluna na área: Foi uma experiência muito enriquecedora a vários níveis. A nível profissional, como seria de esperar, permitiu-me adquirir as capacidades e conhecimentos iniciais necessários para poder ser uma boa profissional na area. Alem de que também me ensinou a esforçar-me o mais possível para realizar os objectivos (trabalhos neste contexto), porque foi sempre surgindo uma competição saudável entre colegas e tive sempre membros de grupo que (como eu) queria ser o melhor possível no que faziam). A nível pessoal estando num mundo constituído maioritariamente por homens, ajudou-e a saber a lidar com isso da forma mais natural possível e a conseguir provar-lhes que sem a minima duvida as mulheres conseguem estar ao seu nível. Alem de que ganhei grandes amigos que vão alguns deles ficar para a vida. No ultimo anos do meu percurso ingressei uma unidade de investigação LaSIGE/HCIM que me permitiu desenvolver os meus conhecimentos de uma forma mais especifica e um pouco mais pessoal. Durante esse tempo tive a oportunidade de ingressar varias conferencias e encontros científicos que me permitiram trocar conhecimentos com pessoas de diferentes areas, como opiniões e experiências diferentes das minhas e a saber expressar a minha opinião e transmitir o meu conhecimento sobre determinados tópicos. Todos estes pontos foram importantes para a minha preparação para o mundo do trabalho.
Os contributos de ter escolhido a área de ICT na minha profissão são: Permitiu-me encontrar um emprego na area que escolhi. Continuo a conseguir realizar parte do meu trabalho na area de acessibilidade Web, neste momento para duas empresas internacionais de renome (Booking e Philips) por intermédio de uma startup na Holanda. Foi uma oportunidade inesperada a meio de um doutoramento, mas que apareceu devido a minha intervenção na area de investigação nos últimos anos que me deu as capacidades para conseguir concretizar o trabalho actual.

Ana Margarida Vaz

Licenciatura em Informática (2003-2006)
Mestrado em Eng. Informática (2006-2008)

Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque na altura em que ingressei na Universidade, sabia que informática iria proporcionar excelentes ofertas de emprego, teria portas abertas para um futuro promissor. Mas em boa verdade também poderia conciliar isto como a minha vontade e curiosidade nos sistemas de informação e então decidi arriscar.
A minha experiência como aluna na área: Como todos os desafios, este também não foi fácil no início, porque estava longe de imaginar a realidade e a exigência, afinal era um mundo novo para mim. A forma como o curso está planeado e organizado, foi um excelente contributo para formar a pessoa que sou hoje, recebi o conhecimento, a capacidade de gerir e a criatividade. Valorizo tudo agora, todo este conhecimento está refletido na minha profissão. Nunca poderia esquecer que fui afortunada de conhecer alguns professores, com eles cresci e fizeram-me ver que este esforço e empenho seria sempre recompensado.
Os contributos de ter escolhido a área de ICT na minha profissão são: Como já referi, formou a pessoa que sou hoje, recebi o conhecimento, a capacidade de gerir e a criatividade.

Actuais Alunas


Marta Ludovico

Marta Ludovico

Aluna da Licenciatura em Engenharia Informática, 3º ano
Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: Na altura tinha já feito um mestrado em psicologia mas sem ter conseguido encontrar emprego nessa área, pelo que resolvi explorar outras possibilidades. Verifiquei que a área de ICT é uma das que tem maior taxa de empregabilidade, quer em Portugal, quer no estrangeiro, sendo próxima de 100%. Por esse motivo, após ter procurado alguma informação e me ter despertado bastante interesse a componente de programação, decidi inscrever-me no curso.
A minha experiência como aluna na área: Tem sido uma experiência desafiante e ao mesmo tempo muito interessante. O que mais gosto ao estudar esta área relaciona-se com a componente prática e o desafio intelectual que sinto constantemente ao procurar resolver os problemas colocados e concretizar boas soluções para desafios específicos, o que também estimula e me permite explorar a minha criatividade. Ao mesmo tempo, há alguns aspectos que se interligam com a minha formação anterior tendo em conta a importância de compreender as necessidades às quais se pretende dar resposta e as soluções orientadas para o utilizador.
As minhas expetativas em relação ao futuro como profissional na área são: Tenho expetativas positivas em relação ao meu futuro como profissional na área. Trata-se de uma área em expansão e que, penso, me permitirá progredir enquanto profissional, fazendo algo de que descobri gostar.

Ana Ribeiro

Ana Ribeiro

Aluna da Licenciatura em Engenharia Informática, 3º ano
Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: Tenho um gosto intrínseco por tarefas que envolvam raciocínio lógico; gosto de resolver problemas; permite-me trabalhar em vários sectores do mercado, uma vez que as TI estão presentes em todos eles; e faz-me sentir que posso contribuir para a resolução de problemas actuais e/ou para a optimização das soluções exisstentes.
A minha experiência como aluna na área: Adoro! Tirar um curso na área de TI deu-me a oportunidade de: aplicar e desenvolver a capacidade de encontrar soluções para problemas reais; desenvolver uma atitude de perseverança a médio e longo prazo; desenvolver técnicas de gestão de tempo; conhecer colegas e professores que se interessam pelas mesmas coisas que eu (na FCUL existe um bom ambiente entre alunos e professores); e sonhar em contribuir para um mundo melhor recorrendo às TI.
As minhas expetativas em relação ao futuro como profissional na área são: Colaborar em projectos de TI nas diversas áreas do meu interesse, nomeadamente transportes, electrodomésticos, saúde, segurança informática, natureza e desporto, entre outros; e trabalhar num ambiente internacional, com pessoas de diversas línguas e culturas.

Ana Rita Vieira

Ana Rita Vieira

Aluna do Mestrado em Engenharia Informática, 2º ano
Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque gostei da experiência de programação que tive durante a disciplina de Aplicações Informáticas no secundário e, especialmente, da lógica subjacente à mesma.
A minha experiência como aluna na área: Gostei bastante de todo o percurso académico, e pude desenvolver o meu raciocínio lógico que tanto me ajudou a resolver problemas que me foram propostos ao longo deste percurso, bem como problemas do quotidiano.
As minhas expetativas em relação ao futuro como profissional na área consistem em conseguir um emprego que me proporcione desafios diários, uma aprendizagem contínua e progressão de carreira.

Vanessa Santos

Vanessa Santos

Aluna do Mestrado em Segurança Informática, 1º ano
Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: Cresci com a tecnologia em casa, o meu pai é informático e tudo o que ele fazia despertava-me interesse. Fui tornando-me cada vez mais curiosa nesta área, na qual tive várias conversas estimulantes com o meu pai ao longo do meu crescimento. Decidi assim enveredar por esta área. No secundário frequentei o curso em informática, na qual aprendi bastante, gostei do que aprendi e motivou-me ainda mais a continuar nesta área. Assim candidatei-me ao ensino superior em Engenharia Informática.
A minha experiência como aluna na área: Na licenciatura tive altos e baixos. Altos devido às cadeiras e projectos que se foram realizando com sucesso, baixos devido às adversidades que foram existindo ao longo da licenciatura, matérias que não dominava de todo, elementos de grupo que evaporavam a meio do semestre, cadeiras não realizadas à primeira. Mas uma coisa é certa, toda esta experiência foi muito gratificante e voltava a passar por tudo outra vez se fosse preciso, lutando com a mesma força ou ainda mais por este meu objectivo de vida. Agora, já no 1º ano de mestrado, sinto-me cada vez mais realizada, desde a ida a Luxemburgo para um curso intensivo em Segurança Informática de uma semana, que nos foi proporcionado pela coordenação maravilhosa que temos neste mestrado, até aos temas bastante interessantes e motivantes que foram abordados nas cadeiras e os trabalhos inovadores e desafiantes, os que já realizei e os que ainda estou a realizar.
As minhas expetativas em relação ao futuro como profissional na área são: As minhas expetativas em relação ao futuro como profissional na área: Conseguir pertencer a uma empresa que pensa "out of the box", para assim conseguir evoluir a todos os níveis e ser feliz.

Ana Patrícia Salvado

Aluna da Licenciatura em Tecnologias de Informação, 3º ano
Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: foi uma disciplina que me interessou no secundário pelo seu lado desafiante, diversificado e interativo. Tem também grandes oportunidades de emprego o que ainda ajudou na escolha.
A minha experiência como aluna na área: Tenho gostado bastante do curso, e do que temos aprendido. Este é um curso com um grande leque de temas mas acho que cobre bastante bem cada um deles, dando-nos opotunidade para depois fazer uma melhor escolhasobre a área que queremos seguir. Existe uma grande interação entre professores e alunos o que é muito bom para a nossa aprendizagem.
As minhas expetativas em relação ao futuro como profissional na área: Eu tenho boas expectativas para o futuro, mas ainda não decidi que área irei seguir. Independentemente disso, na minha opinião, se formos esforçados e bons no que fazemos, não devemos ter muitas dificuldades em ter grandes oportunidades.

Catia Raminhos

Cátia Raminhos

Aluna do Mestrado em Engenharia Informática, 2º ano
Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: Antes de entrar no meu percurso universitário, sentia fascínio em relação às máquinas misteriosas, que dão pelo nome de computadores, e vontade de aprender sobre os processos de programação por detrás das aplicações que estes possuíam. Além disso, a minha vontade de contribuir para a sociedade era enorme!
A minha experiência como aluna na área: Antes de entrar no curso, sempre me foi dito que era direcionado para homens e que o sexo masculino era o dominante (pela quantidade e qualidade). Por isso, entrei um pouco com o “pé atrás”. No ano em que entrei, as raparigas que entraram neste curso eram olhadas de uma forma ligeiramente diferente (até devido ao estigma que eu mencionei antes), mas depois de termos mostrado o nosso valor e a admiração que temos por esta área, passámos a ser olhadas como qualquer outro estudante de informática. No entanto, nestes últimos anos, tenho observado uma mudança de mentalidade, o que é uma ótima notícia.
É uma área que me tem aberto bastantes portas, principalmente as da criatividade. Existem subáreas que não foram tão fáceis para mim, como as de mais baixo nível, mais ligadas ao hardware, mas penso que isto já se encontra nos genes das raparigas. Portanto, existiram momentos um pouco frustrantes, que desmotivaram-me um pouco, mas tentei sempre agarrar-me ao que me motivou inicialmente. Felizmente, encontrei subáreas que me fazem sentir realizada e as quais me inspiraram para a minha atual tese de mestrado.
Os professores, colegas e o próprio ambiente da faculdade contribuíram sempre para me fazer sentir como se estivesse em casa, ambiente que, definitivamente, estimula a criatividade e a produtividade.
As minhas expetativas em relação ao futuro como profissional na área: Cada vez mais as empresas se apercebem do valor das mulheres nesta área e das mais-valias que podem trazer para os seus projetos. Acredito que os números atuais aumentarão! Neste momento, já não penso que o sexo do candidato a um emprego nesta área seja crucial para as empresas (salvo raras exceções). Considero, ainda, que esta é uma das áreas que levanta menos preocupações a nível do emprego. Contudo, como para tudo, a chave do sucesso é a distinção pela positiva. De certeza que haverá alguma coisa que nos distingue dos outros e que pode ser aproveitada de forma benéfica no futuro.

Inês Teixeira de Matos

Aluna da Licenciatura em Tecnologias de Informação, 3º ano
Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: desde pequena que sempre gostei de informática e desenho. Na adolescência foquei-me em aprender Photoshop e a fazer pequenos trabalhos para pequenas comunidades online (capas de cd’s, banners, wallpapers) e daí também começou a crescer o meu interesse pela parte web, isto é, na construção de websites. Desde o 9º ano que sempre decidi frequentar um curso de informática e como a licenciatura de TI oferece um minor de multimédia, considerei como a melhor opção para mim.
A minha experiência como aluna na área: pelo que referi antes sempre esteve nos meus interesses, logo todo o meu percurso académico nesta área foi efectuado com um enorme gosto, mesmo pelas adversidades encontradas, desde o debugging de um código até às imperfeições minúsculas mas importantes de uma interface. Aprendi bastante ao longo destes 3 anos no curso e pretendo continuar a fazê-lo.
As minhas expetativas em relação ao futuro como profissional na área: passam, se possível, por trabalhar numa multinacional e ser bem remunerada, mas principalmente trabalhar nesta área.

Joana Lima

Joana Duarte Lima

Aluna da Licenciatura em Tecnologias de Informação, 3º ano
Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: queria utilizar as minhas habilidades do curso que escolhi no secundário, que foi Belas Artes. Queria utilizar esses conhecimentos para os transmitir a outros e para isso decidi vir para um curso que mo permitisse. Também tinha vontade de aprender mais sobre a Informática em si, sendo o futuro de todas as gerações futuras. Vim com vontade de contribuir com aquilo que já sabia e com aquilo que ia aprender, para um dia melhorar o futuro tecnológico e a vida de todos.
A minha experiência como aluna na área: Ao inicio tive dúvidas se seria o mais adequado para mim, visto que não tinha quaisquer bases de programação ou até mesmo conhecimentos informáticos, mas como gosto de desafios e queria saber mais, acabei por me apaixonar pelo curso e pela área em si e pertendo ficar e atingir os meus objetivos.
As minhas expetativas em relação ao futuro como profissional na área: espero conseguir alcançar uma carreira estável, que me permita realizar algumas investigações e concretização de projetos aliciantes. Gosto de desafios, e o mercado de trabalho não me assusta. A vida é uma aprendizagem constante e a Informática está sempre a evoluir, espero fazer parte dessa evolução.

Olga Zakharova

Aluna da Licenciatura em Tecnologias de Informação 3º ano
Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: é uma área inovadora com grade crescimento no mercado de trabalho. É um ramo que oferece um amplo conjunto de saídas profissionais, pois as tecnologias ligadas à informática estão presentes em, praticamente, todos os sectores da economia.
A minha experiência como aluna na área: apesar das dificuldades sentidas no início do precurso académico a minha experiência tem sido bastante enriquecedora. O interesse de aprender, saber mais e desenvolver os conhecimentos já adquiridos na área é cada vez maior. É sempre gratificante ver um projecto a funcionar, sabendo que conseguiste aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira correcta.
As minhas expetativas em relação ao futuro como profissional na área: fazer parte de uma equipa criativa e participar em projectos inovadores.

Sofia Isabel Conceição Pinto

Aluna da Licenciatura em Tecnologias de Informação, 3º ano
Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: é uma das áreas que tem mais empregabilidade. Na altura quando me candidatei ao curso, queria mais Multimédia. Mas agora que entrei, apercebi-me que estou no curso certo.
A minha experiência como aluna na área: Quase com o curso feito, sinto que um dia vou ter saudades do mundo académico. Neste momento, como referi em cima estou no curso certo para mim. Embora existam cadeiras mais trabalhosas que outras, todas me dão muito trabalho a realizar os projetos. Pequenos ou grandes são sempre projetos feitos por nós e isso é gratificante.
As minhas expetativas em relação ao futuro como profissional na área: espero um dia vir a trabalhar na área de web, e até mesmo continuar os meus estudos fora do pais.

Ana Cláudia Martins

Ana Cláudia Bernardes Martins

Aluna da Licenciatura em Engenharia Informática,
2º ano

Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: sempre me interessei pela área e após seguir por outro caminho académico achei que estava na altura de apostar num curso do qual gostasse e que me pudesse dar emprego.
A minha experiência como aluna na área: Vim para esta área com medo, porque não tinha quaisquer bases prévias de programação (e alguns preconceitos sobre o que seria ser mulher em Informática), mas acabei surpreendida. Ao contrário de muitos rumores que ouvi quando contei a amigos e familiares que queria vir para este curso, as mulheres não são discriminadas aqui. Somos tratadas da mesma forma que qualquer outro aluno, como deveria acontecer sempre, e também somos avaliadas com o mesmo rigor que os restantes alunos. Somos iguais em todos os sentidos. Acho que os preconceitos que às vezes ouvimos referidos e que podem servir como dissuasores ("as alunas de ICT são (como) homens/pouco femininas", "as ICT são uma área que só os homens conseguem perceber", "só vai para ICT quem é gamer", etc.) são rapidamente esclarecidos quanto conhecemos alguém que está por dentro do assunto – ou quando nós próprias entramos para o curso, como foi o meu caso. O curso em si é exigente, mas ao mesmo tempo muito interessante. Há matéria que não percebemos à primeira (ou à segunda, e por aí adiante), os projetos ocupam muito tempo, os exames fazem-nos querer arrancar os cabelos… e tudo isso vale a pena! Não me arrependo da escolha que fiz.
As minhas expetativas em relação ao futuro como profissional na área: Felizmente, a área das ICT tem uma grande empregabilidade, pelo que espero conseguir encontrar emprego após acabar o curso. Acho que as ICT oferecem tantas possibilidades que podem ser seguidas, dentro e fora do país, que mesmo que alguma área me desaponte haverá sempre a possibilidade de encontrar outra que poderá abrir portas para fazer algo que me dê satisfação e realização a nível profissional.

Catarina Alves

Aluna da Licenciatura em Engenharia Informática, 2º ano
Faculdade de Ciências (ULisboa)

Escolhi fazer um curso em ICT porque: desde muito cedo me interessei pela área. Era um campo que me era muito apelativo, e que me intrigava. Não conseguia esconder o entusiasmo de saber mais pormenores sobre a área, sempre quis saber mais sobre a mesma.
A minha experiência como aluna na área: até agora tem sido um caminho bastante interessante. Tenho aprendido várias matérias interessantes sobre a área e descobrindo motivos de interesse para continuar a minha aprendizagem na área. A disponibilidade dos professores perante os alunos é muito boa, o que ajuda ao interesse sobre a disciplina.
As minhas expetativas em relação ao futuro como profissional na área: por agora não são muitas pois ainda estou a meio do curso, mas são boas. Gostaria de trabalhar na área de programação, em que tipo de empresa ainda não está defenido, mas sei que programação me é uma área que trás bastante interesse.