Engenharia Informática

Licenciatura

A Licenciatura em Engenharia Informática corresponde aos enormes desafios de imaginação, criatividade e inovação tecnológica impostos pela sociedade e pelo mercado de emprego no espaço económico europeu.

A Licenciatura em Engenharia Informática do DI-FCUL adquiriu, a nível nacional, um grau de qualidade que permite considerá-la como uma das melhores do país no seu domínio. Este contexto extremamente positivo resulta de um processo de melhoria contínua com o objetivo de aproximar, de forma sistemática, o melhor e mais recente saber científico e técnico às solicitações das empresas mais qualificadas do mercado.

A Licenciatura em Engenharia Informática encontra-se articulada com o Mestrado em Engenharia Informática, constituindo um produto coerente de cinco anos de formação necessária ao desempenho da atividade profissional de engenheiro informático.

Saber mais
Generic placeholder image

Tecnologias de Informação

Licenciatura

O objetivo desta Licenciatura é formar profissionais com capacidade para liderarem nas organizações as transformações tecnológicas necessárias ao melhoramento do seu desempenho e procura de vantagens competitivas, perspetivarem e gerirem a informação das organizações por forma a aumentar o seu capital intelectual, anteciparem as evoluções tecnológicas, e contribuírem responsavelmente para a melhoria da qualidade de vida, do trabalho e da sociedade.

A Licenciatura fornece uma formação multidisciplinar através da realização de um grupo coerente de disciplinas (minor) numa área complementar, como a Biologia, Estatística e Investigação Operacional, Tecnologias de Informação Geográfica, Design de Comunicação, e Arte e Multimédia, abrindo perspetivas para a formação avançada, sob a forma de 2ºs ciclos, em áreas multidisciplinares emergentes como sejam a BioInformática, a Informática Biomédica, a Gestão de Informação, os Sistemas de Informação Geográfica, e-Learning e Multimédia, para além da Informática.

Saber mais
flyer-lti

Engenharia Informática

Mestrado

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Engenharia Informática visa proporcionar o aprofundamento de conhecimentos na área especializada do software, promovendo o desenvolvimento de competências para o desempenho de funções profissionais especializadas capazes de satisfazer os padrões de qualidade e as melhores práticas adotadas internacionalmente. A formação em Engenharia Informática fornecida pelo Departamento de Informática da FCUL, englobando a sequência de formação constituída pela Licenciatura em Engenharia Informática (3 anos) e o mestrado em Engenharia Informática (2 anos), foi certificada e acreditada pela Ordem dos Engenheiros.

Saber mais

Informática

Mestrado

O Mestrado em Informática oferece uma especialização de cariz científico e tecnológico, na área da Informática, baseada num conjunto de disciplinas opcionais e na realização de uma dissertação. Tem uma estrutura curricular simples e flexível, possibilitando percursos individualizados de aprofundamento de conhecimentos e aquisição de competências avançadas nas quatro áreas científicas do Departamento de Informática: Organização de Sistemas Computacionais, Sistemas de Informação, Ciência e Tecnologia da Programação, e Metodologias da Computação.

Saber mais

Segurança Informática

Mestrado

O MSI é um programa que visa dar continuidade à formação de profissionais na área da segurança informática, sucedendo ao anterior programa que decorreu ao abrigo do convénio celebrado entre o Governo Português e a Carnegie Mellon University. O programa confere o grau de mestre. O curso pretende dar formação a recém licenciados e profissionais na área da segurança da informação e suas aplicações (ex. ERP, ASP, e-comércio, e-finança), incluindo a segurança e a confiabilidade de infraestruturas críticas (ex. redes elétricas ou redes de telecomunicações). A necessidade de especialistas nas técnicas que combinem estas facetas é reconhecida tanto a nível governamental, como da União Europeia, como pelas empresas portuguesas, que revelam uma forte procura de profissionais com essas valências.

Saber mais

Gestão de Informação

Mestrado

O Mestrado em Gestão de Informação fornece conhecimentos integrados de Informática, Estatística e Investigação Operacional a um nível avançado com o objetivo de formar profissionais capazes de tratar grandes quantidades de informação e de extrair dessa informação conhecimento vital no apoio à gestão empresarial, administração central e local, monitorização da saúde pública e do ambiente, etc. Com efeito, os avanços nas Tecnologias e Sistemas de Informação bem como nas técnicas de recolha e análise de informação colocam às empresas desafios importantes, na sua organização interna e na formação do seu pessoal, em que a informação deverá desempenhar um papel de primeira importância.

Saber mais

Bioinformática e Biologia Computacional

Mestrado

O curso de Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional tem como objetivo dar formação avançada nas áreas da Bioinformática e Biologia Computacional como complemento da formação de 1º Ciclo. O Mestrado destina-se a alunos do 1º Ciclo das áreas da Biologia, Bioquímica, Farmácia, Medicina, Veterinária, Agronomia, Ciências da Saúde e afins assim como aos alunos de 1º Ciclo na área da Informática, Tecnologias da Informação, Estatística, Matemática e afins que pretendam adquirir formação complementar nas áreas de interface entre as Ciências da Vida e das Tecnologias de Informação e Computação. Esta formação será multidisciplinar, procurando dotar os alunos de conhecimento avançado e especializado com aplicação nas áreas de investigação científica de ponta e em áreas de crescente empregabilidade para recursos humanos altamente qualificados e com formação diferenciada, como os setores Farmacêutico, da Saúde e Biotecnológico.

Saber mais

Informática

Doutoramento

O Doutoramento em Informática destina-se à obtenção do grau de Doutor para estudantes que demonstrem habilidades para investigação avançada nas várias áreas da ciência da computação e engenharia informática. O programa inclui uma componente curricular, prova de qualificação, participação em seminários doutorais e realização de tese.

Saber mais